A Segurança Virtual é um tópico muito importante no militarismo do Habblet Hotel. Na maioria das polícias, são postos órgãos e grupos de tarefas diretamente responsáveis por supervisionar, manter e defender a segurança da instituição e de seus respectivos militares.
Mas... será que isso basta? ou, será que estas pessoas "treinadas" estão fazendo a coisa certa?
É quase impossível ver uma polícia sem um 'setor de inteligência', principalmente no Habblet Hotel. Geralmente - e, infelizmente, generalizadamente -, estes grupos, na maioria das vezes, servem apenas como armas e não cumprem o objetivo que era para ser principal: defender. Por muita das vezes, sem o auxílio correto dos "profissionais" da segurança, os militares ficam vulneráveis em muitas situações que exigem preparo e prevenção.
Vamos falar sobre Segurança Virtual.
SEGURANÇA VIRTUAL
direto da redação the informant
Imagem: Internet/Google Images
A segurança virtual é, sem dúvidas, extremamente importante para o nosso cotidiano. Afinal, vivemos em uma era ao qual a internet é uma das coisas que mais utilizamos no dia a dia.
Nessa redação, te daremos informações sobre um bom costume de uso da internet que lhe deixará mais seguro na internet e no Habblet Hotel.
→ ANTIVÍRUS
Pode até ser um tópico já visto muitas e muitas vezes por você, mas não podemos deixar de fora. O uso do antivírus pode lhe ajudar contra malwares, adwares, spywares e outros. Para evitar esses e outros vírus, indicamos que instale antivírus conhecidos e confiáveis, como o Avast ou o McAfee (nunca use dois antivírus ao mesmo tempo).
É importante manter esses softwares sempre atualizados. De nada adianta um antivírus desatualizado se o mundo da internet sempre tem novos perigos. Portanto, sempre instale as atualizações do seu antivírus.
→ FIREWALL
Provavelmente você já ouviu falar do firewall. Ele é um dispositivo que tem a função de impedir que dados não-autorizados sejam transmitidos de uma rede para outra.
Por exemplo: caso seu dispositivo esteja infectado por um código malicioso que grava as suas informações bancárias e as transmita para um servidor de forma oculta, você será avisado pelo firewall para permitir ou negar aquela transferência de dados.
→ SENHAS
Ao registrar-se em um site, quase que sempre é necessário que você insira uma senha para entrar na sua conta outras vezes. Portanto, para que fique seguro e possíveis invasões sejam difíceis de acontecer, é recomendável que crie senhas fortes e seguras. Mas cuidado para não perdê-las!
Por exemplo, uma senha de 10 caracteres poderá conter símbolos (@, !, %, -), números (1, 5, 2, 0) e mesclagem entre letras maiúsculas e minúsculas (ThE INfoRmAnT) e mesmo assim ela será segura. Além disso, tente gravar a sua senha exclusivamente na sua memória, evitando informá-las para outras pessoas ou anotá-las.
→ LINKS
Para acessar um site na web, você precisará clicar ou informar um link. É claro.
Mas cuidado ao fazer essa ação. Verifique sempre se o link lhe levará para um servidor seguro e oficial. Uma prática recomendável é manter seu mouse em cima do link (clicável). Assim, por padrão, seu browser (navegador) exibirá o destino daquele link, geralmente na parte inferior da sua tela. Com essa informação, você poderá decidir se o link é confiável ou suspeito e original ou falso.
Outra coisa importante: o Google detecta, por dia, cerca de 10 mil novos sites maliciosos. Por isso, é importante manter seus aplicativos atualizados e seguir as recomendações do seu navegador. Se, por exemplo ao acessar um site, o Chrome exibe uma mensagem falando que aquele site é suspeito, não acesse!
→ ENCURTADORES
No Habblet, o uso de encurtadores é padrão pelos usuários. Muitos destes usam os encurtadores para evitarem os links extensos e fazer com que o seu acesso seja mais rápido. Mas isso nem sempre é bom para você. Como dito no tópico LINKS, alguns sites podem ser maliciosos.
E o uso de encurtadores pode dificultar muito a identificação de iploggers (detectores de localização), sites suspeitos e entre outras coisas. Um dos exemplos é o encurtador abre.ai. Ele permite que o utilizador coloque um nome (Ex.: abre.ai/tihbiplogger), mas ao qual o site de destino lhe levará para um site malicioso ou passará por um iplogger (sistema que rouba o seu endereço de IP, possibilitando saber sua localização).
Para evitar essa prática, especificamente com o abre.ai, coloque o símbolo de adição ( + ) no final do link (Ex.: abre.ai/tihbiplogger+). Assim, o abre.ai te informa qual o destino daquele link encurtado - sem que você precise acessá-lo.
→ VPN
Você já ouviu falar das VPNs? Em inglês, VPN significa Virtual Private Network (Rede Privada Virtual). As VPNs tem a função de camuflar o seu endereço de IP, mostrando um que, por exemplo, informe que você está no Canadá.
As VPNs são recomendadas para lhe proteger de IPLoggers. O navegador Opera, por exemplo, possui uma VPN - sem precisar que você instale uma extensão ou um aplicativo. Além disso, você também precisa ter cuidados com certas VPNs mantendo seu antivírus e o seu firewall ativados e atualizados - por prevenção.
Algumas VPNs boas, rápidas e seguras são: NordVPN, Kaspersky VPN e a Windscribe.
→ SERVIÇOS PIRATAS
É meio que uma hipocrisia falar para que você evite serviços piratas se você joga o Habblet Hotel - que é um jogo pirata baseado no Habbo Hotel. Mas, mesmo assim, é preciso falar.
Sabemos que nem todo mundo tem como pagar por serviços e optam por utilizar um serviço pirata. Por exemplo, pessoas que não conseguem pagar pelo Spotify Premium e odeiam usar a versão grátis optam por baixar um APK (aplicativo) pirateado (alterado, craqueado, modificado). Mas, será que é uma boa ideia?
Com tal ato, sua conta poderá ser roubada pela pessoa que desenvolveu aquele APK ou, até mesmo, o software pode ter sido criado apenas para facilitar a sua vida, mas foi invadido por uma falha na segurança. Por isso, dê preferências aos serviços originais. E não saia confiando em apps conhecidos: o Torrent, por exemplo, também pode possuir arquivos/vídeos/imagens maliciosas.
Caso persista em utilizar serviços piratas, vai aqui uma precaução: leia o feedback (comentário) dado por outras pessoas que já usaram aquele serviço. Viu um comentário informando que algo de errado aconteceu? as avaliações do serviço são negativas? quantas pessoas já usaram aquele serviço? Pense muito antes de usar esse tipo de serviço ou baixar alguma coisa na internet.
→ ENGENHARIA SOCIAL
Nem sempre você pode ser vítimas apenas por softwares. Pessoas maliciosas também tendem a vasculhar redes sociais para saber informações sobre as futuras vítimas. Tais pessoas podem usar suas informações públicas para, por exemplo, enviar um e-mail falando ser seu chefe de trabalho ou um parente.
Por isso é importante pensar duas vezes antes de fazer com que uma informação possa ser vista publicamente. No Facebook, por exemplo, você consegue inserir sua cidade natal e cidade atual e permitir que sejam vistas por qualquer pessoa. Mas, isso é seguro para você? acreditamos que não e indicamos que nunca deixe certas informações como públicas.
Não só no Facebook, mas também no Instagram, no Twitter, no WhatsApp ou no próprio Habblet Hotel. Coloque apenas o necessário e as informações que forem precisas.
→ SUBORNO
A nossa redação apurou que algumas pessoas permitem que os outros habblets vejam fotos do próprio rosto, corpo ou algo íntimo. Isso não é recomendado e, por favor, não faça isso!
Pessoas de má-índole podem utilizar essas mídias para lhe subornar e forçar você a fazer coisas que não queira. Ou, até, lhe prejudique com um vazamento destas mídias. O melhor é manter o virtual no virtual e o pessoal no pessoal. Por fim, caso alguém peça fotos suas ou vídeos seus, o melhor é denunciar para a moderação do Habblet Hotel - ou da rede social em que estiver.
Imagem: Internet/Google Images
Ufahh! Acho que conseguimos explicar muita coisa nessa redação, né?! Agradecemos por ler essa redação e por se preocupar com sua segurança no mundo virtual e sempre fique atento(a) às dicas de seguranças ditas por fontes confiáveis.
E, ah: nem sempre aquele 'setor de inteligência' é treinado para defender. E, afinal, na internet, você é o seu próprio segurança. Mantenha os bons costumes e coloque em prática as informações que falamos aqui. Até a próxima redação.
redação
© The Informant