• Geral
  • Ataques
  • Entrevistas
  • Redação
  • Eventos
  • PETO é acusada de desenvolver funcionalidade maliciosa

     O Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) realizou uma publicação em sua página oficial. 


    Conforme foi descrito na publicação, alguns boatos afirmavam que o PETO Search, navegador que está sendo desenvolvido pela polícia, seria desenvolvido para fins antiéticos e maliciosos. 



    A publicação foi realizada ontem, 06 de Abril, mais ou menos 07 horas após a publicação onde a empresa divulgava a novidade: o PETO Search. 


    O PETO Search é um projeto do Pelotão de Emprego Tático Operacional que, segundo a empresa, será um navegador - como o Chrome -, que pertencerá ao PETO e seus funcionários e será livre para quaisquer pessoa utilizar. Veja a publicação do PETO sobre o projeto PETO Search:



    Imagem: The Informant

    Conforme dá a entender a nota da empresa sobre os boatos, o que deixou os usuários 'desconfiados' foi o fato de ser um programa executável (por exemplo: .exe em Sistemas Operacionais Windows).

    Após alguns comentários, a corporação publicou uma Nota Esclarecedora da Fundação. Veja a publicação:


    Imagens: The Informant

    Como visto nas imagens - e na publicação da empresa -, o PETO Search será anexado a uma página do fórum da corporação - que é hospedado pela forumeiros. A funcionalidade usará as linguagens de programação HTML, CSS e JavaScript. A empresa informa ainda que não haverá criptografia em seu código fonte, podendo ser visto por qualquer usuário com conhecimentos no assunto. 

    A empresa também informa que o PETO Search será "open-source", possibilitando a busca por vulnerabilidades e a realização de verificações de segurança por parte de usuários experientes.

    Mundi, fundador da Polícia PETO, foi procurado pelo jornal The Informant para falar sobre as acusações. Veja a conversação entre Patchess, do The Informant, e Mundi:


    Imagens: The Informant

    O PETO sugeriu, por sua página no Facebook, a utilização de VPNs (Virtual Private Network, também conhecido como camufladores de IPs) para aqueles que querem ter mais privacidade. Por padrão, fóruns criados pela forumeiros só registram o endereço de IP caso o usuário crie uma conta no fórum em questão. Páginas HTML, como é no caso do PETO Search, não possuem vinculo com o banco de dados e, portanto, não registram endereços de IP. 

    O The Informant fez uma publicação há um tempo atrás sobre segurança virtual. Clique aqui para acessar.

    Por fim, Mundi informou que o PETO Search será lançado após a inauguração da Polícia PETO - sem previsão ainda.

    © The Informant
    Transformando os fatos em notícias

    Seja bem-vindo(a) ao jornal The Informant